ETF de Bitcoin da Austrália aprovado pela ASX
O maior mercado de ações da Austrália, a Australian Securities Exchange (ASX), aprovou a listagem de seu primeiro fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin em 20 de junho. Esse ETF, a ser emitido pela VanEck, será denominado VanEck Bitcoin ETF (VBTC).
Essa decisão veio após o sucesso dos ETFs de Bitcoin nos Estados Unidos, onde 11 desses fundos foram listados desde janeiro. Depois dos EUA, Hong Kong também lançou ETFs de Bitcoin.
Arian Neiron, CEO e diretor administrativo da VanEck Asia Pacific, comentou sobre esse desenvolvimento. Ele disse: “A demanda por acesso ao Bitcoin por meio de um veículo listado e negociado na ASX tem aumentado. Muitos de nossos clientes nos informaram que seus clientes estão prontos para investir”.
A Austrália já tinha ETFs de Bitcoin disponíveis. O primeiro a estrear na Austrália foi o ETF Global X 21 Shares Bitcoin (EBTC), lançado em abril de 2022. Mais recentemente, o Monochrome Bitcoin ETF (IBTC) foi aprovado e começou a ser negociado em 4 de junho na segunda maior bolsa de valores da Austrália, a bolsa Cboe Australia.
A chegada de um ETF de Bitcoin na principal bolsa de valores da Austrália é um marco digno de nota. Sendo a maior bolsa de valores do país, a ASX traz maior visibilidade, credibilidade e acessibilidade ao Bitcoin para investidores institucionais e de varejo.
Espera-se que essa mudança aumente a legitimidade e o alcance dos produtos de investimento em Bitcoin no mercado.
Essas aprovações refletem uma crescente aceitação e interesse em produtos de investimento em Bitcoin no mercado australiano e no mundo todo. Prevê-se que a maioria dos países provavelmente seguirá essa tendência e introduzirá produtos financeiros semelhantes em um futuro próximo. Esse desenvolvimento significa uma mudança mais ampla em direção à aceitação geral dos investimentos em criptomoedas em todo o mundo.
Escritor