Bitcoin atinge 1 bilhão de transações em 800 semanas
O Bitcoin, a criptomoeda mais valiosa do mundo, teve início em 3 de janeiro de 2009. Começou com a criação de seu primeiro bloco, conhecido como bloco genesis. Pouco mais de 800 semanas depois, o Bitcoin atingiu um marco significativo: processou mais de um bilhão de transações.
Essa conquista ocorre em um período de maior entusiasmo em torno do Bitcoin. No último ano, o volume diário de transações aumentou acentuadamente. Esse aumento se deve a novos recursos, como Bitcoin Ordinals e Runes, que atraíram muita atividade. A introdução de ETFs de Bitcoin à vista também ajudou a aumentar o sentimento positivo em relação ao Bitcoin no ano passado.
Apesar desse marco, o Bitcoin não foi o primeiro a atingir um bilhão de transações. Seu concorrente, o Ethereum, realizou quase 2,4 bilhões de transações. Entretanto, a jornada do Bitcoin até esse ponto foi mais lenta. Sua média foi de seis transações por segundo no último mês, de acordo com dados do painel de Bitcoin da Clark Moody.
Esse marco ocorreu apenas algumas semanas após o mais recente evento de redução pela metade do Bitcoin, um momento importante que reduziu a recompensa pela mineração de novos blocos.
Desde a redução pela metade, o custo para processar transações caiu. No entanto, o número médio de transações diárias continua alto. Isso é especialmente verdadeiro quando comparado com a maior parte da história do Bitcoin, exceto no último ano. Agora, o Bitcoin está a caminho de atingir o próximo grande marco: dois bilhões de transações.
Escritor