Vietnã legaliza criptomoedas: nova lei estabelece regras para ativos digitais

Grande notícia do Vietnã — o país acaba de aprovar uma importante lei em 14 de junho de 2025, que oficialmente traz as criptomoedas para o centro das atenções jurídicas. A recém-introduzida Lei sobre a Indústria de Tecnologia Digital é a primeira do gênero no Vietnã e estabelece diretrizes claras sobre como os ativos digitais serão regulamentados daqui para frente.

A lei define ativos criptográficos como ativos digitais que utilizam criptografia ou tecnologia semelhante para fins como criação, transferência e armazenamento. Ela também faz uma distinção clara entre “ativos virtuais” e “ativos criptográficos”, o que é um passo importante para uma melhor regulamentação e alinhamento global, especialmente no que diz respeito às políticas de combate à lavagem de dinheiro (AML).

Por que isso é importante? O Vietnã está na lista cinza da Força-Tarefa de Ação Financeira (FATF) desde 2023 devido aos fracos controles de AML. Ao aprovar esta lei, o país está dando um forte impulso para sair dessa lista e aumentar a confiança em seus sistemas financeiros. A FATF já havia instado o Vietnã a reforçar suas regras em torno dos ativos virtuais — e agora ele o fez.

A lei entra em vigor em 1º de janeiro de 2026, dando tempo para que as empresas e autoridades locais se preparem. Ela classifica os ativos digitais em duas categorias principais: ativos virtuais (como itens digitais usados para troca ou investimento) e ativos criptográficos (que dependem de criptografia para confirmar a propriedade e as transações). É importante observar que nenhuma das categorias inclui moedas fiduciárias digitais ou instrumentos financeiros regulares.

Mas a nova lei vai além das criptomoedas. Ela faz parte de um plano muito maior para modernizar toda a economia digital do Vietnã. O governo está oferecendo incentivos fiscais, apoio ao uso da terra e financiamento para pesquisa e desenvolvimento para empresas que trabalham com tecnologia de ponta, como semicondutores e IA. As escolas também começarão a ensinar habilidades digitais para ajudar a preparar a força de trabalho do futuro.

Le Quang Huy, chefe do comitê de tecnologia da Assembleia Nacional, disse que a lei prepara o terreno para o Vietnã se tornar um participante importante na cadeia global de fornecimento de semicondutores. Com o apoio dos governos locais, essa nova lei vai além das criptomoedas — trata-se de construir um futuro totalmente digital e impulsionado pela inovação para o país.