As taxas de transação da Ethereum caem para o nível mais baixo em cinco anos com a desaceleração da atividade da blockchain
As taxas de rede da Ethereum caíram para seu ponto mais baixo em cinco anos, refletindo uma diminuição nos volumes de transação na blockchain, de acordo com a plataforma de análise on-chain Santiment. Os custos de transação caíram para aproximadamente US$ 0,168 por transação, coincidindo com menos usuários enviando Ether (ETH) e se envolvendo com contratos inteligentes, como Brian Quinlivan, diretor de marketing da Santiment, observou em um post de blog em 17 de abril.
Quinlivan explicou que quando muitos usuários estão ativos na rede Ethereum, eles oferecem taxas mais altas para garantir que suas transações sejam processadas rapidamente, o que leva a custos médios mais altos. No entanto, quando a atividade na rede diminui, como é o caso agora, a necessidade de oferecer taxas mais altas diminui, o que resulta em uma queda nas taxas médias de transação. Esse comportamento segue um princípio simples de oferta e demanda, em que a menor demanda por processamento de transações leva a custos reduzidos.
Do ponto de vista comercial, Quinlivan destacou que as taxas baixas poderiam sinalizar uma recuperação de preços, embora os comerciantes pareçam estar esperando que as condições econômicas globais se estabilizem antes de aumentar seus volumes de negociação com Ether e outras altcoins.
O mercado geral, incluindo os mercados tradicionais e de criptomoedas, foi atingido após o anúncio de novas tarifas pelo presidente dos EUA, Trump, em 2 de abril. Embora alguns mercados tenham experimentado uma recuperação parcial depois que isenções tarifárias e uma pausa de 90 dias foram concedidas para a maioria dos países, o Ether registrou um declínio de mais de 12,5% nas últimas duas semanas e permanece estagnado logo abaixo de US$ 1.600, de acordo com dados da CoinGecko.
Quinlivan observou que há uma sensibilidade maior nas discussões sobre o Ethereum, especialmente em relação às notícias sobre tarifas e preocupações econômicas mais amplas, com os preços do Ethereum testando níveis de suporte de longa data. Ele acrescentou que quando os investidores de varejo começam a se afastar de um ativo, especialmente um como o Ethereum, com forte desenvolvimento contínuo, isso geralmente aumenta as chances de uma recuperação inesperada dos preços, com pouca resistência do mercado.
Próxima atualização da Pectra para lidar com a eficiência do Ethereum
Na frente técnica, a rede Ethereum está se preparando para o lançamento da atualização Pectra, que agora está marcada para 7 de maio. A atualização havia sido adiada anteriormente devido a problemas de configuração e complicações decorrentes de um ataque durante as ativações das redes de teste Holesky e Sepolia.
Espera-se que a primeira fase da atualização da Pectra melhore significativamente o desempenho do Ethereum, dobrando a capacidade de blob da camada 2 de três para seis, o que ajudará a reduzir as taxas de transação e aliviar o congestionamento da rede. Além disso, a atualização introduzirá a capacidade de pagar taxas de transação em stablecoins, como USDC e DAI, e o limite de staking será aumentado de 32 ETH para 2.048 ETH.
Prevê-se que a segunda fase da atualização da Pectra seja lançada no final de 2025 ou no início de 2026. Ela introduzirá uma nova estrutura de dados com o objetivo de melhorar a eficiência do armazenamento de dados, bem como um sistema que aumenta a escalabilidade, permitindo que os nós verifiquem os dados da transação sem a necessidade de armazenar todo o conjunto de dados.
A bifurcação da Pectra segue a atualização Dencun da Ethereum em março de 2024, que reduziu as taxas de transação para redes de camada 2 e melhorou a economia dos rollups da Ethereum, aprimorando ainda mais a escalabilidade e a eficiência das transações da Ethereum.