Caroline Ellison, ex-CEO da Alameda Research, Sentenciada a Dois Anos de Prisão
Na terça-feira, um juiz federal condenou a ex-CEO da Alameda Research, Caroline Ellison, a 24 meses de prisão.
O juiz informou que Ellison, de 29 anos, poderá cumprir sua pena em uma prisão de segurança mínima próxima a Boston, onde sua família reside. Ela também terá que devolver quase 11 bilhões de dólares. Após cumprir sua pena, ela será libertada sob supervisão por três anos.
O juiz Lewis A. Kaplan expressou simpatia por Ellison, apesar da sentença; ela foi uma testemunha crucial no julgamento do governo contra Sam Bankman-Fried, CEO e fundador da FTX e ex-namorado da promotoria. Poucos minutos antes de anunciar a punição, ele disse: “Você era vulnerável e foi explorada.” “Você está genuinamente arrependida.”
“Vi muitos colaboradores nos 30 anos que estou aqui, mas nunca vi alguém como a Srta. Ellison,” comentou Kaplan, reconhecendo a colaboração de Ellison.
No entanto, ele destacou que a FTX estava entre as piores fraudes financeiras já realizadas neste país, e a ajuda de Ellison não foi suficiente para mantê-la fora da prisão. Kaplan afirmou: “Em um caso tão sério, ser um ‘cartão livre para sair da prisão' não é algo que eu consiga considerar,” antes de pedir que Ellison ficasse em pé e aceitasse sua pena de 24 meses de prisão. Ellison cumprirá pelo menos 75% de sua pena antes de se tornar elegível para a liberação, já que a ofensa é federal.
Durante o julgamento criminal de Bankman-Fried no ano passado, Ellison testemunhou contra ele, alegando que ele tentou subornar oficiais estrangeiros e forneceu intencionalmente informações financeiras falsas aos credores.
Em um memorando de sentença antes da audiência de terça-feira, a promotoria afirmou que seu depoimento foi uma “pedra angular” para a condenação de Bankman-Fried. No início deste ano, Bankman-Fried foi considerado culpado em todas as sete acusações de fraude e conspiração contra ele e recebeu uma sentença de 25 anos. Ele está atualmente contestando o veredicto. Durante suas declarações antes do juiz na terça-feira, a assistente do procurador dos EUA, Danielle Sassoon, que liderou a acusação no julgamento de Bankman-Fried, reiterou esse memorando.
Anjan Sahni, sócio-gerente da Wilmer Hale, representou Ellison no tribunal, afirmando que sua cliente foi enganada por Bankman-Fried, com quem teve um envolvimento romântico. Ellison se envolveu na fraude porque queria agradar Bankman-Fried, mas após o colapso da FTX, seu advogado disse que “ela recuperou seu norte moral.”
Antes que a sentença fosse lida em voz alta, Ellison fez um breve discurso no qual expressou seu desejo de se desculpar com os ex-clientes da FTX e da Alameda, além de seus ex-colegas, amigos e familiares.
Ela respondeu, tremendo:
“O cérebro humano tem dificuldade em compreender grandes números.” “Não consigo nem imaginar a dor que causei.”
Antes que Ellison tenha que se entregar voluntariamente ao Departamento de Prisões para começar a cumprir sua pena, ela tem cerca de quarenta e cinco dias restantes.
Escritor